top of page
Image by Zhyar Ibrahim

Lendo Cinema
Letramento Audiovisual para docentes

Olá docente!

 

Este site é um produto educacional do ProfEPT – Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica.

Didaticamente, sugerimos que o percurso pelo site siga a trilha de aprendizagem proposta abaixo. 

 

Porém, fique à vontade para navegar pelos conteúdos como achar melhor. Veja aqui um guia de navegação.

 

Continue rolando a página para baixo para saber mais sobre o produto e a pesquisa que o originou.

Bons estudos!

logo_profept_vertical_completa_cor.png

trilha de aprendizagem

1

Educação Midiática

Há décadas as mídias fazem parte da formação dos sujeitos, como meios de informação, participação social e expressão. No contexto atual de mundo digital, e frente à onipresença das mídias na vida social e na cultura contemporânea, será que estamos preparados para avaliar ética e esteticamente o que está sendo oferecido nas mídias, para interagir significativamente com essas produções? 

2

Letramento Audiovisual

Vivemos em um mundo mediado por imagens audiovisuais em nosso cotidiano. Seja na tela da televisão, do computador, do celular e outras mais, somos constantemente bombardeados por essas mídias. Tendo em vista esse cenário, podemos considerar que, em geral, estamos preparados para lidar criticamente nessas mediações com as imagens em áudio e vídeo? 

3

Cinema em sala de aula

O Cinema pode ser um poderoso recurso didático para abordar diversos temas. Porém, para não diminuir seu potencial formativo e desenvolver o pensamento crítico é necessária uma abordagem não instrumental, que amplie as reflexões também para as obras em si, suas formas e contextos. Mas como fazer essa abordagem? O que é preciso estar atento? Quais as possibilidades?

Sobre o produto

Historicamente, o audiovisual, em especial os filmes, têm sido usados por docentes como recurso didático para ilustrar o ensino de diferentes temáticas. No entanto, considerando o amplo aspecto formativo do Cinema, sobretudo no contexto contemporâneo de predominância da linguagem audiovisual no cotidiano, essa prática precisa ser orientada por um uso não instrumental.

O objetivo do produto é contribuir para a formação continuada de docentes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), auxiliando na qualificação do uso de filmes como recurso didático para além do instrumental. Ou seja, capacitar docentes para que consigam abordar as obras cinematográficas também quanto à sua linguagem, representações, contextos de produção e relações com a totalidade social.

Nesse sentido, essa capacitação visa não apenas a qualificação para a prática docente, mas também o aprimoramento pessoal para o pensamento crítico em uma sociedade altamente mediada por imagens audiovisuais. ​Por isso, em última instância, o objetivo final dessa capacitação é alcançar os estudantes através da prática docente.

 

Em especial nos cursos de Ensino Médio Integrado, que visam a formação humana integral, ampliar significativamente o caráter formativo da experiência cinematográfica pode proporcionar aos estudantes conhecimentos para expandir seus olhares e significações na relação com as obras e ajudar a formar sujeitos com repertório maior para criar novas percepções de mundo.​

Dessa forma, o próprio contato dos estudantes com a reflexão sobre esses elementos vai construindo novos olhares e percepções que fazem parte de um processo de letramento. Se trabalhado constantemente pelos docentes nos momentos em que usarem os filmes em sala de aula, aos poucos esse processo reflexivo vai se tornando mais natural para os estudantes em todas as mediações com as mídias audiovisuais, dentro e fora da escola.

Penso que o contato com os filmes produz, num primeiro momento, apenas imagos - entendidos aqui como marcas, traços, impressões, sentimentos - significantes que serão lentamente significados depois, de acordo com os conhecimentos que o indivíduo possui de si próprio, da vida e, sobretudo, da linguagem audiovisual. O domínio progressivo que se adquire dessa linguagem, pela experiência com ela, associado a informações e saberes diversos significa e ressignifica indefinidamente as marcas deixadas em nós pelo contato com narrativas fílmicas. (Duarte, 2002, p. 74)

Apesar de não podermos reduzir a experiência com filmes a um processo de análise ou de uma adequada leitura dos códigos, também é o entendimento deles e esse exercício que amplia as possibilidades da experiência para além do que é sentido, estimulando um olhar mais crítico e reflexivo.

 

Esse processo contribui na formação de sujeitos amplamente preparados para compreender e atuar melhor na sociedade contemporânea, com um repertório maior para interpretar o discurso audiovisual.

 

Incorporar o letramento audiovisual no uso do Cinema como recurso didático pode enriquecer muito o contato com os filmes, para docentes e discentes, passando a produzir significantes que são significados não mais apenas pelos conhecimentos disciplinares ou pela experiência pessoal, mas também pelo próprio Cinema e pela linguagem cinematográfica.

Sobre a pesquisa

Este produto foi produzido a partir da pesquisa “Letramento audiovisual no Ensino Médio Integrado: Contribuições para uma formação humana integral contemporânea”, realizada por Lucas Neto no mestrado ProfEPT do IFC Campus Blumenau e orientada pelo Prof. Dr. Eduardo Augusto Werneck Ribeiro.

 

O objetivo geral da pesquisa foi avaliar a introdução do letramento audiovisual no Ensino Médio Integrado do IFSC Câmpus Jaraguá do Sul – Centro, como contribuição para a construção de olhares mais reflexivos e críticos diante das mídias audiovisuais e como parte importante da formação humana integral no contexto da contemporaneidade.

 

Para isso, o pesquisador realizou uma investigação sobre as práticas didáticas envolvendo filmes no EMI do câmpus, entrevistas com docentes, observação de aula e uma oficina de letramento audiovisual com uma turma do Técnico em Modelagem do Vestuário.

 

Com base na análise dos dados construídos a partir desses instrumentos, concluiu-se que uma das formas mais orgânicas de incluir o letramento audiovisual no EMI é através dos próprios docentes e de sua prática.

campus.png

Produto educacional criado e editado por Lucas Neto, com base na pesquisa "Letramento audiovisual no Ensino Médio Integrado: contribuições para uma formação humana integral contemporânea", realizada em 2024, sob orientação do Prof. Dr. Eduardo Augusto Werneck Ribeiro

Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.

logo-profept.png
bottom of page